Quais são os princípios da disciplina positiva? - We Tree

Quais são os princípios da disciplina positiva?

evite-gritar-com-os-filhos
Como fazer seu filho te respeitar sem gritar com ele
uso-de-celular-pelas-crianças
Como dosar o uso de celular pelas crianças?

Quais são os princípios da disciplina positiva?

principios-da-disciplina-positiva

Os princípios da disciplina positiva podem ajudá-la a criar filhos capazes e resilientes. Ela promove a cooperação, a união familiar e o tratamento de todos os membros da família com respeito mútuo. 

Por meio desse processo, as crianças que experimentam uma disciplina positiva têm mais probabilidade de desenvolver habilidades sociais e emocionais. E em longo prazo, se tornam adultos mais confiantes e preparados para encarar os constantes desafios da vida.

Ao escolher a disciplina positiva para seus filhos, você pode ajudar ativamente seu filho a se sentir capaz e pronto. Quer saber quais os princípios da disciplina positiva? Então confira este artigo que preparamos para você!

Os princípios da disciplina positiva

A disciplina positiva não depende de recompensas e punições para a educação das crianças. Em vez disso, usa o poder da escuta ativa, construção de relacionamento e compreensão de seu filho por meio da empatia e validação para promover comportamentos positivos.

O método foi elaborado pela doutora Jane Nelsen, e tem suas raízes nas obras dos psicólogos Alfred Alder e Rudolf Dreikus. 

Ela se baseia em cinco princípios básicos:

1. Gentil e firme  ao mesmo tempo: oriente seu filho sendo respeitoso e encorajador, mesmo quando o mau comportamento acontecer.

2. Promove nas crianças um senso de pertencimento e importância: ajude seu filho a sentir uma forte conexão com você e sua família.

3. Soluções e ações são eficazes a longo prazo: O objetivo não é apenas interromper comportamentos com punições (curto prazo), mas ajudar as crianças a desenvolver comportamentos positivos, novos e aceitáveis ​​por meio de soluções e aprendizado.

4. Ensina habilidades sociais e de vida valiosas para o bom caráter: incentive seu filho a ser respeitoso, mostrar preocupação com os outros, aprender a resolver problemas, ter responsabilidade, contribuir e cooperar em casa, na escola e na comunidade.

5. Convida as crianças a descobrirem quão capazes são e a usarem seu poder pessoal de maneira construtiva.

Conexão mais significativa

Com as ferramentas e princípios da disciplina positiva, as crianças e os pais podem desenvolver uma conexão significativa e se esforçar para a cooperação e interações respeitosas todos os dias.

Além disso, a disciplina positiva se concentra em:

  • soluções não punitivas
  • encorajamento
  • interações respeitosas
  • comunicação efetiva
  • conexão e jogo
  • construção de auto-estima, capacidade e empoderamento

Os especialistas dizem que a disciplina positiva é mais eficaz do que a disciplina tradicional a longo prazo e ensina às crianças uma lição maior do que a mera obediência

Abrace a disciplina positiva

Talvez a ideia de disciplina positiva faça muito sentido para você e seja algo que gostaria de experimentar, mas você não tem certeza por onde começar ou como segui-la em momentos de verdadeira frustração. Afinal, ser mãe é difícil, e as crianças costumam dar trabalho. E todos os pais não perdem a paciência de vez em quando, certo?

Por isso, é importante deixar claro que os princípios da disciplina positiva funcionam estabelecendo expectativas claras baseadas em valores. Em seguida, esses valores são nutridos com amor por meio de nossa experiência diária.

Se você quer saber mais sobre os princípios da disciplina positiva e a usá-la com seus filhos, conheça nosso curso “Voa, meu amor! Como colocar limites sem cortar as asas, no qual abordamos parâmetros claros sobre como começar a trilhar um caminho diferente que certamente vai contribuir para a saúde emocional da sua criança. Temos certeza que você vai amar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *