O que é disciplina positiva? - We Tree
As mudanças de comportamento do bebê aos 2 anos
Quais atividades domésticas a criança pode fazer por idade

O que é disciplina positiva?

Afinal, o que é disciplina positiva? Ela é baseada na educação dos pequenos a partir de modo gentil e firme, que desenvolverá um ser humano responsável, respeitoso e independente.

Dia a dia

Na disciplina positiva, a proposta se dá a partir da transição de uma cultura autoritária para uma na qual todos ouvem e respeitam uns aos outros.

Colocando isto em prática, é abandonar os castigos, xingamentos e recompensas como objetivo de mudar um comportamento. Na disciplina positiva trabalhamos a empatia, diálogo, respeito pelo que o próximo está sentindo e participação na solução de problemas e conflitos diários.

Falta de limites

Há muitas pessoas que ao se depararem com o conceito de disciplina positiva a julgam como uma falta de limites, o que é totalmente errado. Limites são essenciais para a formação de uma pessoa, mas é a forma como é abordado que faz a diferença.

A criança deve entender que sua família estará sempre presente para ampará-la, aconselhar e acolher, ao invés de julgar, criticar e punir. Desse modo o pequeno vai desenvolvendo certa autonomia sem medo das suas ações ou de contá-las ao pais, pois saberá que tem sempre alguém a quem recorrer por conselhos.

CLIQUE E VEJA: Linguagem corporal e verbal da Criança

Dificuldades na educação

Hoje em dia, com a rotina corrida, as pessoas cada vez tem menos tempo para ficar em casa. E uma das principais preocupações dos pais é a qualidade dos momentos que passa com os filhos.

Implementar a técnica da gentileza pode ser uma grande desafio para aqueles que chegam em casa esgotados do trabalho, mas é extremamente importante. Visto que muitas pessoas relatam educações autoritárias e violentas.

Além disso, muitos pais se sentem fracassados na missão de educar os filhos , e por conta disso demoram ou não buscam ajuda profissional, o que pode desestabilizar a convivência de toda família.

Dificuldades na criação dos filhos? A WeTree pode te ajudar!

Dicas para a implementação da disciplina positiva:

Encorajar: Busque conversar com a criança para que ela ajude a pensar em soluções para seus problemas na escola por exemplo, ao invés de deixar a ideia de que isso é papel somente dos pais e professores. É importante deixar os pequenos darem ideias, se elas não vierem no momento, virão mais tarde de forma espontânea.

Apresente a empatia: Seja sincero com a criança, mostra à ela que todos têm sentimentos e a se colocar sempre no lugar do outro. Demonstre também que você se importa com o que ela está sentindo, e use exemplos de você mesmo para que ela entenda com mais facilidade e permita essa aproximação.

Brincando para ensinar: As brincadeiras podem ser grandes aliadas na educação dos pequenos. Por exemplo se a criança não come, use a criatividade com as cores dos alimentos, faça brincadeiras que envolvam diferentes alimentos como frutas e verduras ou brinque de alimentar as bonecas ou ursinhos de pelúcia. Use formas atrativas e divertidas para ensinar.

Existe uma maneira de educação diferente da qual estamos acostumados, a qual é rondada de amor, carinho e empatia. E uma vez que implantada, ela trás benefícios não só para os pequenos mas sim para toda a família.

Veja também: Transmitindo pequenos gestos para o conforto da criança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *