O que toda mãe solteira precisa saber sobre criação dos filhos - We Tree

O que toda mãe solteira precisa saber sobre criação dos filhos

Quais atividades domésticas a criança pode fazer por idade
O que pode estar por trás do mau comportamento?

O que toda mãe solteira precisa saber sobre criação dos filhos

Criar uma criança não é tarefa fácil! E criar sem poder contar com o pai pode dificultar ainda mais. Essas mães são verdadeiras guerreiras, ainda mais se tiver mais de um filho. E para apoiar e ajudar nessa difícil tarefa, neste post separamos 8 dicas que toda mãe solteira precisa saber sobre a criação dos filhos! Vamos lá?

1. As mães solteiras devem ser mais rígidas.

Quando se compartilha a criação dos pequenos, é comum que cada um adote uma personalidade diferente, um pode ser mais rígido e outro mais liberal por exemplo. Mas no caso da mãe solteira, é preciso adotar as duas personalidades, afinal, a criação está nas suas mãos, se você for sempre tolerante talvez isso reflita em problemas no futuro, já imaginou?

Normalmente a mulher tem uma personalidade mais acolhedora, compreensiva e permissiva, e adotar os traços mais ligados à razão pode gerar um conflito interno para a mãe. Mas é extremamente importante que esse lado mais racional exista.

2. Você vai sentir dó do seu pequeno pela ausência do pai…

Isso é completamente normal, porém não é certo. Você terá que ensinar ao pequeno que, independente qual seja o motivo da ausência, ele terá que lidar com isso da melhor maneira. Não é certo tratar os filhos como “coitadinhos”, pois eles podem levar isso para a vida, e você vai querer que ele seja uma pessoa que enfrenta seus desafios, não é mesmo?

3. …E também vai sentir saudades dele quando estiver com o pai

É extremamente comum que as mães que cuidam dos seus filhos sozinhas sintam um leve desespero e vazio quando os pitocos estão com os pais. Mesmo exaustas e precisando de um tempo para si, fica aquele sentimento de saudades.

Aqui damos a dica de não mandar mensagens ou ligar muito para os pais e filhos. Dessa maneira os pais criam mais autonomia na hora de cuidar da criança, além de criar um vínculo com eles. Deixe claro que se ele precisar de você pode te ligar, porém cuide para que isso não vire rotina, combinado?

CLIQUE E VEJA: “Agora não posso, estou muito ocupado”

4. Você tem sua vida própria!

Acredite! Você ainda tem sua vida própria! É comum a mãe solteira estar tão atarefada que nunca tem tempo para si mesma. Você sempre se deixa como última prioridade, e acaba que a sua vez não chega nunca, não é mesmo?

Porém é muito importante que a mulher reserve um tempo para si também. Arranje um tempinho para ir ao salão, ler um livro, assistir uma série, sair com as amigas e se relacionar! Essas são atividades que devem ser levadas com prazer e não como obrigação. Permita-se viver!

5. O filho mais velho nunca será o homem da casa

Essa é uma responsabilidade que não deve fazer parte da vida do seu filho. Devemos criar os filhos para que sejam independentes e não pais das crianças mais novas (se esse for o caso). Claro que é importante os filhos ajudarem em casa, então ao invés de colocar essa responsabilidade sobre ele, delegue tarefas.

Veja também: O que é disciplina positiva?

6. Tenha orgulho de si e não afaste um futuro amor

Descubra e compreenda como viver sozinha, essa é a maior dica para as mães solteiras confiarem mais em si mesmas. Não tenha medo de assumir que você é solteira, vá a eventos sozinha e de cabeça erguida, não se diminua por não ser casada! Esteja aberta a novos amores, tudo dentro do seu tempo, e priorizando sempre seus filhos. Tudo isso te tornará mais forte e você vai transmitir a imagem do ser destemido que é.

7. Ignore julgamentos

Julgamentos sempre vão existir, não importa o quão “certinha” sua vida seja, sempre haverá críticas. As pessoas falam se você ganhou muito peso na gravidez, se teve filhos demais ou de menos, se engravidou nova ou velha demais, e claro… se você é mãe solteira.

Não leve isso para o lado pessoal, as pessoas falam muito e a vida de ninguém é perfeita! Você é uma pessoa guerreira e não importa o estado civil, mãe é mãe.

8. Organize seu financeiro

As contas são sempre uma dor de cabeça para as mães solteiras, ainda mais se os pais não ajudarem. Uma criança dá mais gastos do que a pessoa pode imaginar antes de se tornar mãe, por isso, a organização é fundamental. Faça planilhas, analise para onde está indo seu dinheiro e se organize, a incomodação é muito menor quando você está a par e têm controle sobre a situação.

Indicado para você: Quais atividades domésticas a criança pode fazer por idade

Mães solteiras merecem nossos aplausos! São seres corajosos que merecem o respeito e admiração de todos! Tenha orgulho de quem você é e faça seu filho sentir o mesmo. O seu amor, dedicação, afeição e compreensão farão com que eles cresçam vendo a mãe forte que têm!

Esperamos que essas dicas auxiliem na criação do seu pitoco! Nós da WeTree somos especialistas na criação dos filhos, e temos como missão construir um mundo melhor através de famílias bem orientadas sobre a educação dos pequenos.
Nós podemos te ajudar nessa missão quase impossível! Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em fazer parte desse momento tão importante para a sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *