Pare de chorar à toa! - We Tree
Criatividade de Infância
“Faça tudo com perfeição” – Será isto o melhor a dizer para o seu filho?

Pare de chorar à toa!

"Pare de chorar à toa!", esta frase é tão comum de se ouvir!
Se a criança está chorando, ela está emocionalmente abalada por alguma coisa. Dizer que suas emoções são irrelevantes e que ela não tem motivos para chorar é anular os sentimentos dela.

Uma das maiores habilidades que você pode passar para seu filho é ensiná-lo a identificar suas emoções. Esta habilidade vai ajuda-lo em toda sua vida, e quanto mais cedo a criança começa este treino, mais ela será beneficiada no futuro com maior inteligência emocional, maior capacidade de controle dos impulsos e consequentemente maior poder de escolha sobre como agir.

Uma dica: No auge do choro ou da birra, não adianta argumentar. Apenas fale para seu filho que você entende que ele está muito chateado, e que depois que ele se acalmar você quer conversar com ele e saber o por quê ele se sentiu assim. Quando este momento chegar, valide o sentimento da criança, diga explicitamente que você a entende, e dependendo da idade e capacidade de compreensão, diga a ela que você já se sentiu assim também. Se for o caso, conte a sua experiência, e ajude seu filho a identificar as várias alternativas sobre como agir quando uma pessoa tiver este sentimento.

Resultado: Filhos mais centrados, mais capazes de ouvir seus próprios sentimentos e entender os sentimentos dos outros. Mais empatia para o mundo, matéria prima essencial para a harmonia e a paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *